Sexta-Feira
Campinas, 22 de Setembro de 2017
Oferecimento
OFERECIMENTO - SKOL
Publicidade
RODEIO - ARTUR NOGUEIRA - 2017 - BANNER TOPO MAIOR - 01
Publicidade
BAR - ESTAÇÃO VINHEDO - TOPO MENOR - P0001
VILLA BRASIL - 2017 - BANNER TOPO MENOR - 01
Início / Quem Somos / A História

A História

Em 3 de agosto de 2005, surgia pelas mãos do atual diretor-geral Manuel Correia, mais conhecido como Portuga, o site Noite em Foco. Na época, mais duas pessoas fizeram parte da construção do mesmo, Thiago Lopes e Danilo Carolino.

A primeira cobertura do recém-nascido Noite em Foco (NEF) foi realizada no extinto Café Cancun, localizado no Galleria Shopping. A festa que ocorreu naquela noite de estreia foi a F31, ta trigésima primeira turma de Medicina da PUC-Campinas. Naquele mesmo dia, após esta cobertura migramos para o Gold Street Bar, no Parque Dom Pedro Shopping, para a segunda cobertura.

Essas duas coberturas, principalmente a primeira, marcou o NEF como site que mais entende o público universitário. Durante este um ano, os três levaram o veículo de comunicação cobrindo alguns eventos, sem números expressivos, mas construindo contatos com grandes nomes do mercado noturno campineiro. Entre os grandes incentivadores do Noite em Foco em seu inicio estão Emerson Correa, da PiroMania Eventos, Alessandro Ribeiro (Salgado) e Anivaldo Chagas (ATF Chagas).

Em meados de 2006, Danilo Carolino se desvinculou do site para cuidar da recém-formada família e Thiago Lopes seguiu outro rumo na carreira, dedicando o trabalho à área imobiliária, mas sempre estando até hoje junto. Foi neste ano que entrou uma peça fundamental para o real crescimento do Noite em Foco.

Juntava-se ao projeto Noite em Foco, Douglas Rossetim. Ele foi o responsável pela mudança de visual, bem como a acessibilidade que o site teria a partir dali. E a novidade apareceu para o público em agosto de 2006, quando o Noite em Foco completou seu primeiro ano de existência.

Em 2006, o NEF já era a referência do público universitário da região, tendo exclusividade em eventos das entidades da PUC-Campinas. Foi neste ano também que começamos a estar em shows e eventos importantes de Campinas.

Chegou 2007 e o Noite em Foco era uma das marcas presentes no maior evento universitário da cidade: Calourada Puccamp. A festa que marcava o volta às aulas da PUC-Campinas para veteranos e o começo da faculdade para os bixos acontecia no Bar Furlan, a maior referência do município para os acadêmicos.

Foi neste ano em que mais duas grandes faculdades também tiveram suas entidades parceiras do site. A Esamc com a sua atlética única e a Facamp, que inicialmente viria para o site com as AAA. XIX de Abril ADM/ECO e o extinto CAF (Atlética de Comunicação e Artes Facamp). Em 2007 também completamos as últimas atléticas que faltavam da PUC-Campinas para se tornarem parceiras.

2008 foi importante em duas frentes para o Noite em Foco. No mercado de bares e casas noturnas conquistávamos o primeiro estabelecimento para realizar fotos: o extinto Quintal Brasileiro. Já no mercado universitário, uma conquista que há tempos almejávamos: entramos nos eventos da Unicamp, com duas grandes festas logo de cara: 1ª Festa do Bafômetro e Volta ao Mundo da Economia.

Com entidades de 4 grandes universidades de Campinas, o Noite em Foco se tornou o maior site universitário do país. O ano de 2009 continuou de conquistas no site, com as coberturas dos eventos das faculdades, bares e rodeios.

Em 2010, começando mais um ano após 3 anos de crescimento, o Noite em Foco foi procurado pela Ambev (representada pela agência B2) para receber a verba publicitária, a única realizada em todo o país, do projeto “Circuito Skol Facul” (hoje, apenas Skol Facul). Até fim de 2011, nós fomos patrocinados pela SKOL.

Neste ano também, o NEF esteve presente nos principais shows de Campinas, os quais recebiam em 90% das vezes a assessoria de imprensa da NOW Comunicação, empresa que iniciou suas atividades em 2008 e até 2013 já atendeu mais de 200 shows de diversos artistas de quase todos os gêneros musicais.

O crescimento maçante e notório, aliado a respeitabilidade e competência, além do profissionalismo e carisma com o público que o Noite em Foco adquiriu em seus primeiros anos de vida despertou os olhos de um grande grupo de comunicação. Foi em 2011 que a direção do NEF recebeu uma proposta de se juntar ao GRUPO RAC, o mairo conglomerado de mídia impressa do interior paulista.

O Grupo RAC é dono em Campinas dos principais jornais: Correio Popular, Diário do Povo e Já. Também é proprietário da revista mais influente da cidade: Metrópole. Além de ter o braço noticioso online: RAC.COM.BR (antigo Cosmo Online).

E era no Portal RAC que o Noite em Foco tinha mais visibilidade, tendo sua agenda e coberturas expostas na página principal, além de um canal inteiro na parte de entretenimento, o qual devemos agradecimento à colega jornalista Fernanda Bugallo e aos diretores Paulo e Gustavo Guissi.

A consagração maior do Noite em Foco veio no ano de 2012. Em março, alcançamos a primeira colocação do mercado regional deste segmento. Ultrapassamos o site mais antigo e tradicional da cidade, adquirido pelo maior grupo de mídia televisiva de Campinas.

No segundo semestre, além de já termos bares como Paioça, Cachaçaria São Joaquim e Casa do Patrão em nossas coberturas, o que nos davam mais um título: o site de maior cobertura sertaneja da região; o bar mais conhecido fora de Campinas começaria, em setembro, a fazer parte do Noite em Foco.

O Giovannetti se rendia ao Noite em Foco naquele mês, o qual continuamos até hoje fornecendo o material fotográfico utilizado pela casa e também pelo Barbacoa, pertencente ao grupo. Foi em 2012 também que as duas entidades da Mackenzie (Atléticas de Direito e ADM) se consolidaram como parceiras do NEF.

Em números, 2012 proporcionou ao Noite em Foco o maior volume de coberturas e fotos realizadas entre qualquer site do estado de São Paulo. Ao todo, no decorrer dos 12 meses, o NEF esteve presente em 726 eventos, o que somou a incrível marca de 126 MIL fotos postadas.

O começo de 2013, ano em que completaríamos a oitava temporada atuando na cidade, foi marcada pela chegada de 6 novos estabelecimentos: Catedral do Chopp, Empório Dona Bella, Boteco do André, Bar do Conde, Espaço MOG e MOG Social Club. A Catedral se tornou referência do nosso trabalho bem feito, o qual conseguimos elevar o número de “likes” da página oficial do bar no facebook de 4.500 para 17 mil até 31 de dezembro.

Hoje, as coberturas realizadas pelo Noite em Foco também são disponibilizadas aos estabelecimentos, sendo as mesmas postadas em páginas do facebook ou sites oficiais dos lugares. Isso tornou o NEF uma agência de fotografia.

E foi agregando esse formato, que a Diageo, maior empresa do mundo de bebidas destiladas, a escolher o Noite em Foco para ter a divulgação e cobertura das ações da Smirnoff. Outra empresa de destilado que apostou em nosso trabalho foi a Companhia Muller de Bebidas, que é dona da marca mais tradicional de cachaça do país: 51. Com ela, operamos as ações da própria 51, como também da 51 Ice, 51 Frozen e Terra Brazilis. E em novembro, a Ambev optou por nós para realizar mais uma cobertura de ação deles, agora com a marca Fusion Energy Drink.

Completando o segundo grande ano na história do Noite em Foco, outro grupo de comunicação se tornou parceiro. Efetivamos parceria com o braço radiofônico em Campinas do Grupo Bandeirantes de Comunicação. O NEF cobriu e sorteou convites para o evento mais comentado, esperado e desejado do público sertanejo: Palco Nativa, da Nativa FM. Também fomos responsáveis pelas primeiras coberturas dos shows com promoção exclusiva da nova Band FM, além de estar presente no primeiro evento da emissora em dezembro: Boteco da Band.

Nas redes sociais, o NEF cresce constantemente. São dois perfis no facebook, que por norma deles, tivemos de colocar sob o apelido do fundador mais o nome do site, sendo assim Portuga Noite em Foco I (com 5 mil amigos) e Portuga Noite em Foco II (com mais de 3 mil amigos), além da página oficial que tem mais de 9.300 usuários. Todos os mais de 17 mil conectados no facebook do NEF vieram espontaneamente, pois você gosta e nos adiciona ou dá um curtir na página.

No Instagram, FourSquare e Youtube também estamos presentes e em 2013, novidades nessas três plataformas, com mais dicas, promoções exclusivas, vídeos com entrevistas e lançamentos de clipes exclusivos, além de um serviço inovador: NEF WhatsApp, o qual lhe informará, enviando apenas uma mensagem rápida, as informações de preços, programação, endereços e dúvidas dos estabelecimentos atendidos pelo Noite em Foco.

Em 8 anos e meio, o Noite em Foco é verdadeiramente um site que entende seu público e tem diversos públicos. Continuamos firmes e fortes, além de cada vez mais ser referência e entender o mercado universitário, um dos mais difíceis de se lidar. Consolidamos nossa presença nos principais bares da cidade. Aumentamos e temos a maior cobertura sertaneja da região. Somos referência nas coberturas de pagode e funk no interior.

As conquistas que tivemos e temos dia a dia são consequência de noites mal dormidas, de roupas com cheiro de cerveja, mas no final das contas a vontade de fazer cada vez mais e melhor, sempre alegre e deixando o público sempre à vontade e contente com nossa presença. Os fotógrafos que compõe o Noite em Foco; os parceiros que nos ajudaram e nos ajudam; os clientes que apostam em nosso veículo; e você, homem, mulher, gay e até animal (afinal, o Bethoven do Giovannetti já foi clicado) são os responsáveis por 8 anos de sucesso, de crescimento e referência no mercado.

06 de janeiro de 2014, uma segunda-feira. O NEF começa uma nova fase. Um visual mais moderno, mais clean, mais interativo e com muito mais conteúdo. Prontinho para você usar no celular, no tablet, no PC ou até na sua Smart TV. Um site sempre procurando cada vez mais fotos, mais eventos, mais locais para nada que você gosta e frequente deixe de ser informado e claro, ser clicado por nós.

Obrigado e continue com a gente.

Noite em Foco 9ª temporada – A Nossa Estrela é Você


RODEIO - ARTUR NOGUEIRA - 2017 - BANNER TOPO MAIOR - 01
Scroll To Top